Segunda-feira, 19 de Maio de 2008

Plano de Actividades 2007/08

    O clube “Que Luz na Floresta” da escola Padre Alberto Neto – Queluz desenvolveu actividades ao longo do ano 2007/08. Este ano foi um ano de mudanças, pois renovámos trabalhos e projectos do clube, que já existe desde o ano lectivo de 1996/7 no âmbito do PROSEPE (Projecto de Sensibilização da População Escolar) para a preservação da floresta e prevenção de fogos florestais.

 

   Começámos por ter a ideia de fazer um blog (http://queluznafloresta.blogs.sapo.pt) no qual relatamos todos os trabalhos, projectos, actividades e ideias do clube.  Já que o site não estava em vigor nem o e-mail, criámos um e-mail  para o clube: queluznafloresta@gmail.com, e o site foi substituído pelo blog. Algumas das actividades realizadas por nós tinham como objectivo despertar nos jovens a adesão a princípios, valores e atitudes que os façam viver em harmonia com os espaços naturais nos seus usos múltiplos. Para isso fizemos projectos como a comemoração do Dia da Floresta Autóctone, onde plantámos uma amendoeira com o grupo do clube. Também comemorámos o Natal fazendo postais com elementos naturais e secos. Realizámos o projecto dos selos proposto pelo Prosepe com representações de carvalhos existentes na escola.

    Uma ideia importante foi a de obter um espaço para o clube onde guardamos todos os trabalhos, documentos e informações do Clube, esse espaço foi a estufa da escola. Na estufa temos o arado (que restaurámos), plantas que cuidamos com assiduidade, a nossa mascote (Queluzinha) entre outras coisas. Este foi o espaço que a escola nos cedeu e que passou a ser o espaço do Clube da Floresta, um espaço que estimamos e cuidamos regularmente.

    Fizemos um fundo para o placard do Clube em frente ao polivalente da escola onde colocamos informações para os alunos interessados. Por fim, realizámos um cartaz sobre o que é o nosso clube e as actividades desenvolvidas, um painel com desenhos da floresta feitos pela a turma do 12ºF e fizemos t-shirts com o símbolo da Prosepe, isto que levámos dia 22 de Abril para o encontro distrital entre clubes da floresta. Para esse dia, para além do já referido, fizemos também um filme onde retratámos os incêndios sucedidos todos os anos, por obra daqueles que não respeitam um bem essencial à vida, a Natureza. Esse filme foi representado em forma de teatro no dia do encontro distrital, com o objectivo de despertar as mentalidades das pessoas para esse problema.

 

    Procuramos continuar a ter mais ideias para fazer do clube da floresta um projecto dinâmico e apelativo organizado pela escola, que tem como fim contribuir para a formação cívica dos alunos como cidadãos conscientes da problemática do ambiente, da preservação e defesa da floresta.

 

sinto-me:
publicado por queluznafloresta às 13:37

link do post | comentar | favorito

.Queluzinha

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vejam só!

. Novas Árvores!

. Plano de Actividades 2007...

. 22 de Abril - Encontro Di...

. Parceria com a Associação...

. Divulgação do nosso Blog!

. Espírito natalício!

. O nosso espaço!

. Dia da Floresta Autóctone...

. Dia de S. Martinho

.arquivos

. Outubro 2009

. Junho 2008

. Maio 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

queluznafloresta@gmail.com (e-mail para sugestoes) prosepe@nicif.pt queluznafloresta.no.sapo.pt (antigo site)

.subscrever feeds